Diferentemente da rede de esgoto residencial, que é horizontal, a rede de esgoto predial consiste em colunas verticais com tubulações que levam todos os dejetos e detritos produzidos nos apartamentos por colunas coletoras.
O sistema é complexo e muito eficiente, sendo melhor inclusive que o residencial, porém quando é encontrado um problema, a solução precisa ser rápida para não comprometer todas as moradias relacionadas.
Vamos falar sobre à importância do desentupimento de colunas em prédios residenciais e comerciais, elucidando como funciona a rede de esgoto de condomínios e como acontecem as obstruções e todas as opções para o desentupimento e limpeza total da rede de esgoto.
Colunas Coletoras
Parecidas com as tubulações de água que são verticalizadas e dividem a água para todo condomínio, existem as colunas coletoras, encanamentos específicos para esgoto e que levam todos os detritos e sujeira descartada para rede de esgoto comum, fossa ou estação de tratamento de efluentes do próprio condomínio.
É importante frisar que nem todos os condomínios possuem ligação direta com a rede de esgoto e nesse caso, todo o esgoto é descartado em uma fossa séptica específica ao prédio ou nas Estações de Tratamento de Efluentes, onde deve ser feito um esgotamento de fossa, com regularidade.
Segundo a lei federal do Saneamento Básico nº 11.445/07, todos os condomínios com mais de 3 andares e independente de classe social, devem ter um sistema de Estação de Tratamento de Efluentes, isso quando não ligada diretamente com a rede de esgoto.
Então, independentemente de como é o sistema de esgoto de um condomínio, ele necessita ter um encanamento eficiente que leve todos os dejetos e sem qualquer tipo de obstruções pelo caminho.
O sistema de esgoto – esgoto público, fossa e ETE
Existem três tipos de sistema de esgoto atuais:
– Esgoto comum (público);
– Fossa séptica;
– Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).
O esgoto público é aquele utilizado nas vias públicas e ligado a residências comuns. Nas grandes cidades, o serviço da rede de esgoto é bastante avançado em oferecer descarte de dejetos de forma eficiente.
A fossa séptica é outro tipo de rede de esgoto, mais comum em regiões de mata ou rurais, onde o esgoto urbano é difícil de chegar. A fossa possui um sistema que quando o esgoto é lançado, deve haver um baixo fluxo de água em relação à parte sólida e esta quando se deposita no fundo, libera o líquido e bactérias agem de forma a decompor estes excrementos.
A fossa é um sistema dos mais utilizados no Brasil e pode ser sustentável quando utilizado objetos e equipamentos eficientes, porém não é indicado para o uso de muitas pessoas e por isso as ETE’s são a solução para condomínios que não tenham ligação direta com o esgoto urbano.
A ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) é como grandes fossas, mas que utilizam de um sistema mais moderno e sustentável que devolve ao meio ambiente a água e até matérias orgânicas de maneira natural e sem comprometimentos ambientais.
Como as colunas coletoras entopem
Entendo melhor como funciona um dos três tipos de sistemas de esgotos de um condomínio, é o momento de saber como as colunas coletoras podem entupir e gerar um problema gigantesco em todo o condomínio.
As três razões mais comuns são:
1. Gordura de cozinha;
2. Descarte incorreto de lixo;
3. Falta de manutenção.
A gordura de cozinha é, sem dúvida, um dos maiores causadores de problemas em encanamentos e esgotos, pois o óleo de cozinha pode criar uma camada firme que, com o tempo, pode obstruir o caminho para a água e dejetos sólidos. Já o descarte incorreto de lixo, como jogar absorventes ou papel higiênico, pode obstruir por completo as colunas coletoras.
A falta de manutenção também é outro causador de problemas, pois a falta de limpeza do esgoto de um condomínio, principalmente quando o sistema é por ETE, pode gerar em uma tremenda dor de cabeça para todos os condôminos.
Antes de tudo, o melhor é sempre prevenir do que remediar, e os moradores devem ser orientados a jamais descartar óleo usado de cozinha nas tubulações, mas colocá-lo em uma garrafa e descartado em locais próprios para seu uso sustentável.
O lixo deve ser sempre jogado no lixo e jamais na rede de esgoto. Em países da Europa, por exemplo, o sistema de esgoto possui condições de receber certos detritos, porém possui uma rede de tratamento da água e do lixo muito mais eficiente, e no Brasil o indicado é sempre descartar qualquer lixo no lixo.
A manutenção das colunas de prédios e condomínios deve ser regular e possuir empresa especializada para efetuar a limpeza periodicamente, com relatórios claros e que ofereça tranquilidade ao síndico e todos moradores em relação ao tratamento dado ao esgoto produzido.
Como é feito o desentupimento de colunas
O melhor tipo de serviço de desentupimento de colunas prediais deve ser determinado, com base em uma análise do problema existente e o grau de efeito e gravidade.
Em geral, o hidrojateamento é a medida mais utilizada, mas às vezes é necessário uma análise por apartamento e acesso a outros pontos da tubulação, usando outros equipamentos que façam a limpeza total e com mais eficiência.
A dica para síndicos e donos de condomínios, é sempre ter um serviço especializado de desentupidora ao dispor, que faça a manutenção periódica e dessa forma, problemas mais sérios como desentupimento de colunas prediais jamais irá ocorrer.
Além de um grande transtorno para todo condomínio, ainda gera odor forte e fétido, pode necessitar de um serviço mais extenso de horas e dias, dependendo do problema e sem contar nos perigos a saúde de todos.
Para evitar problemas sérios com tubulações de esgoto, solicite orçamento de uma desentupidora de sua região e conheça seus planos de manutenção regular e os serviços e qualidade oferecida. Somente prevenindo, é que as colunas prediais não oferecerão riscos e nem entupimentos sérios e desnecessários.
Se você é de São Paulo, entre em contato com a Saniville e receba um orçamento gratuito via telefone.