A importância da limpeza de Caixa d'agua e reservatórios

By
2093
A importância da limpeza de Caixa d'agua e reservatórios

Uma água própria para consumo está atrelada a um correto abastecimento, pois é primordial que os reservatórios, como as caixas d’água das residências, estejam em boas condições para armazenamento. Quando não há cuidados com os reservatórios, há maior chance de água contaminada e que, consequentemente, ofereça risco à saúde.

A água proveniente desses reservatórios é utilizada para muitos fins, como:

  • Limpeza e preparo de alimentos;
  • Ingestão;
  • Limpeza de roupas, carros;
  • Higiene pessoal, entre outros.

Portanto, quando não há cuidado com a água, ela pode vir a causar doenças, como:

  • Febre tifoide;
  • Leptospirose;
  • Cólera;

Para que isso seja evitado, ações como a limpeza da caixa d’água são extremamente importantes, pois mantê-la sem higienização por muito tempo abre brechas para possíveis contaminações.

Além de efetuar uma limpeza de qualidade, interna e externa no reservatório, é necessário que a caixa seja mantida bem tampada, assim se evita que animais, impurezas e insetos entrem em contato com a caixa e poluam a água.

Atenção à limpeza da caixa d’água

Com a garantia de boa higienização, há muitas empresas especializadas neste serviço. Isso porque com a limpeza incorreta, é maior a probabilidade de surgir diferentes tipos de doenças em decorrência da limpeza inadequada.

Além disso, com a limpeza da caixa d’água, você consegue evitar possíveis entupimentos provenientes do acúmulo de sujeira no fundo do reservatório.

Perguntas frequentes sobre limpeza de caixa d’água e reservatórios:

1. Qual é o tempo ideal para chamar um serviço de limpeza de caixa d’água novamente no meu imóvel?

É recomendado por empresas e diversos especialistas do segmento que esse serviço seja contratado a cada 6 meses. Dessa forma é possível manter o local seguro e livre da presença de sujeiras, pragas e micro-organismos.

2. Depois de realizar a limpeza de caixa d’água, o reservatório já está pronto para ser enchido novamente?

Independente do local não demonstrar mais a presença de sujeiras é necessário efetuar uma sanitização da estrutura. Utilizando uma quantidade de produtos específicos proporcional ao tamanho da caixa d’água misturada com água, esse processo busca terminar o serviço. Assim, qualquer tipo de resquício de sujeira ou micro-organismo presente é finalizado tornando a limpeza mais eficaz e segura.

3. Quando o serviço for finalizado eu já posso abrir o registro e utilizar a água?

Apesar da estrutura já estar limpa após todo o processo não é recomendado já começar a usar a água presente de imediato. É preciso que o registro de saída, descargas e torneiras sejam ligadas para que a tubulação também possa ser limpa. Depois de se livrar de toda água com possíveis pequenas quantidades de qualquer produto, é permitido que o reservatório seja enchido e utilizado.

4. É realmente necessário contratar uma empresa para esse trabalho?

Como dito anteriormente, existem variados riscos relacionados à execução deste serviço por conta própria. Ao contratar uma empresa do segmento, além de já ter experiência, ela irá poupar um esforço físico da sua parte e evitar erros e acidentes cometidos durante essa realização. Só para se ter uma noção, os profissionais de higienização de reservatórios são certificados nas NR’s 33 e 35, assim podem trabalhar com segurança em espaços confinados ou muito altos, reduzindo o risco e a responsabilidade de acidentes.

 

Então não pense duas vezes, sempre que precisar fazer a limpeza da sua caixa d’água ou do reservatório da sua empresa chame uma Empresa Especializada!