Como prevenir o avanço de ratos e baratas em sua casa: dicas para acabar com o problema

By
678
Como prevenir o avanço de ratos e baratas em sua casa: dicas para acabar com o problema

Mantendo o ambiente limpo e organizado é fundamental para prevenir o avanço de ratos e baratas. Estes insetos se proliferam de forma rápida e se espalham facilmente, causando doenças e, muitas vezes, problemas irreparáveis. Além do mais, a falta de higiene gerada pelos próprios ratos e baratas contribui para a propagação de enfermidades. Quem é proprietário de uma indústria, comércio ou residência,  é ou responsável por um ambiente deve manter sempre cuidados necessários para evitar que ratos e baratas se proliferam no local.

O rato-preto (Rattus rattus) é o mais comum dos roedores que infestam edificações. As baratas, na maioria das vezes são os insetos da espécie Blatella germânica que vivem em locais úmidos e quentes. A limpeza e a higiene são fatores fundamentais para evitar o aparecimento destes insetos.

O Que Fazer Para Erradicar Ratos e Baratas?

A higiene do ambiente, condições de instalações bem acondicionadas e redução de fontes de alimento são fatores fundamentais para prevenir o aparecimento de ratos e baratas. Vejamos algumas pontos para controlar e evitar a proliferação destes insetos.

Limpeza e Higiene

Mantenha sempre o ambiente limpo e organizado. Recolha sempre os restos de comida, use lixeiras herméticas e espalhe desinfetante nas áreas onde os alimentos são manipulados. Utilize produtos eficazes para prevenir e controlar a infestação de insetos e roedores.

Vedações e Acondicionamento

Vede bem todas as fendas, rachaduras e buracos nas instalações onde as baratas podem entrar. Não deixe as janelas e portas abertas e não deixe embalagens abertas expostas. Mantenha o local bem arejado, limpo e seco para evitar ambientes úmidos. Coloque lençóis plásticos nas caixas d’água e nas paredes para evitar o acúmulo de água.

Armazenamento

Mantenha a comida, embalagens e utensílios sempre bem acondicionados em prateleiras e paletes. Não jogue alimentos fora e mantenha o lixo bem lacrado.

Para prevenir a infestação de ratos e baratas é essencial manter o ambiente limpo e higienizado. A higiene e a vedação de instalações, bem como o acondicionamento dos alimentos e lixo, são fatores fundamentais para a prevenção. Além disso, a utilização de produtos próprios para a desinfestação de ratos e baratas é interessante para garantir a saúde dos ambientes.

Portanto, não espere para aproveitar estas dicas e garantir um ambiente totalmente livre de ratos e baratas!