O tanque industrial é um equipamento destinado ao armazenamento de uma variedade bem grande de substâncias, geralmente químicas que, por muitas vezes, também podem ser tóxicas ou danosas ao meio ambiente e à saúde humana. Por isso, realizar a limpeza de tanques industriais é muito importante.
Com o tempo, estas substâncias nocivas podem se acumular nas paredes e no fundo de tanques, tendo potencial em gerar diversos problemas à indústria, caso da redução volumétrica do tanque e a alteração nas características dos fluídos armazenados.
Para evitar esses problemas, é fundamental que a indústria adote um plano de limpeza de tanques industriais, que seja capaz de remover sedimentos acumulados, evitando contaminação e mantendo a qualidade do equipamento e do produto armazenado.
Mas você conhece a real importância e como deve ser realizada a limpeza de tanques industriais? Veja neste texto como deve ser o procedimento de limpeza para garantir a qualidade do produto/tanque, além da segurança do trabalhador responsável.
Limpeza de tanques industriais: por que fazer?
Manter a produtividade em processos industriais é uma tarefa bastante árdua, onde qualquer fator danoso pode prejudicar toda uma operação. Um desses fatores é, sem dúvidas, a capacidade que a indústria tem em realizar a limpeza de tanque industrial.
O procedimento de limpeza de tanques industriais é de extrema importância para garantir sua manutenção, conservação e higienização, já que objetiva a retirada de sedimentos acumulados que podem reduzir a capacidade volumétrica de armazenamento.
Além disso, a limpeza de tanques industriais cria um ambiente mais seguro e livre de contaminações não só nas indústrias de produtos químicos, mas também nas indústrias destinadas à produção de alimentos, bebidas e remédios, por exemplo.
A limpeza é também uma medida fundamental na garantia da conservação dos tanques, pois, ao retirar os resíduos, reduz-se os fatores prejudiciais à estrutura, que podem até torná-la inutilizável no caso da presença de ferrugem, por exemplo.
Ao adotar este procedimento, que deve ser realizado de forma periódica e preventiva, a qualidade do produto final desenvolvido tende a aumentar de forma direta, trazendo benefícios ao processo industrial como um todo.
Técnicas mais comuns para limpeza em tanques industriais
A limpeza de tanques industriais para remoção de resíduos deve sempre ser feita por equipes especializadas e que disponham de todos os equipamentos de segurança, visto que os reservatórios costumam ser amplos e, por muitas vezes, fundos.
Vale destacar que existem muitas formas para a limpeza de tanques industriais, que devem ser decididas pela equipe de limpeza. No entanto, a melhor opção sempre será aquela que seja eficaz, mas que ao mesmo tempo não prejudique o meio ambiente.
Dessa forma, o processo de limpeza de tanques industriais eficaz e sustentável, costuma ser realizado manualmente ou através da adoção de um sistema mecanizado de limpeza.
O procedimento manual é o mais comum, sendo realizado por profissionais treinados e experientes, sendo esse fator fundamental para garantir a segurança dos mesmos e qualidade do serviço. Além disso, é imprescindível que todos os produtos utilizados na limpeza sejam devidamente aprovados pela Anvisa.
Somente assim, a qualidade dos insumos e produtos finais armazenados nesses equipamentos não será alterada ou prejudicada. Os profissionais também serão beneficiados, estando mais tranquilos para exercerem este trabalho.
Já o sistema mecanizado faz uso de controle remoto em áreas específicas, substituindo a presença do profissional dentro do tanque. Este sistema é mais recomendado para áreas de difícil acesso e visualização.
Este sistema também garante que o trabalhador esteja menos exposto aos resíduos tóxicos. Além disso, o uso da tecnologia mecanizada age em prol da redução do tempo gasto para a finalização do serviço de limpeza de tanques industriais.
Como deve ser feita a limpeza de tanques industriais?
A limpeza de tanques industriais inicia-se com a adoção de alguns cuidados garantidores da saúde e segurança do trabalhador. Tais cuidados consistem na medição da concentração de gases e troca de ar, impedindo a “surpresa” de uma intoxicação ou até explosão do equipamento de armazenamento durante a limpeza.
Em seguida, inicia-se a técnica de hidrojateamento, que consiste na limpeza realizada por meio de veículo equipado com bomba de alta pressão, responsável por liberar água pressurizada através de moto bombas.
Esta técnica é ecologicamente correta, pois faz uso de água potável que por meio de jatos potentes de até 2.800 bar promove a retirada de toda a sujeira, sem danificar a estrutura do tanque.
Vale salientar, que todo o processo de limpeza de tanques industriais deve ser realizado de forma estratégica com abordagens específicas para a limpeza de cada variedade de tanques. Esse gerenciamento do projeto de limpeza também deve não apenas garantir a implementação dos mais rígidos procedimentos de segurança, mas trabalhar para minimizar longas interrupções durante o processo.
Importância do destino correto dos resíduos coletados
Durante o processo de limpeza de qualquer tanque industrial, serão gerados resíduos que, por muitas vezes, podem ser tóxicos para o ser humano ou danificar o meio ambiente quando descartados erroneamente.
Por isso, estes resíduos devem ser devidamente bombeados com o auxílio de um caminhão vácuo para um caminhão tanque, sendo posteriormente transportados e destinados sempre a um local apropriado relacionado ao eficiente gerenciamento de resíduos industriais.
Vale ressaltar que todas essas atividades e procedimentos operacionais devem sempre ser devidamente realizados por empresas com experiência no mercado, que sejam sempre supervisionadas por pessoal capacitado.