Saiba tudo sobre limpeza de tanques industriais

By
77
Saiba tudo sobre limpeza de tanques industriais

tanque industrial é um equipamento destinado ao armazenamento de uma variedade bem grande de substâncias, geralmente químicas que, por muitas vezes, também podem ser tóxicas ou danosas ao meio ambiente e à saúde humana. Por isso, realizar a limpeza de tanques industriais é muito importante.

Com o tempo, estas substâncias nocivas podem se acumular nas paredes e no fundo de tanques, tendo potencial em gerar diversos problemas à indústria, caso da redução volumétrica do tanque e a alteração nas características dos fluídos armazenados.

Para evitar esses problemas, é fundamental que a indústria adote um plano de limpeza de tanques industriais, que seja capaz de remover sedimentos acumulados, evitando contaminação e mantendo a qualidade do equipamento e do produto armazenado.

Mas você conhece a real importância e como deve ser realizada a limpeza de tanques industriais? Veja neste texto como deve ser o procedimento de limpeza para garantir a qualidade do produto/tanque, além da segurança do trabalhador responsável.

 

Limpeza de tanques industriais: por que fazer?

Manter a produtividade em processos industriais é uma tarefa bastante árdua, onde qualquer fator danoso pode prejudicar toda uma operação. Um desses fatores é, sem dúvidas, a capacidade que a indústria tem em realizar a limpeza de tanque industrial.

O procedimento de limpeza de tanques industriais  é de extrema importância para garantir sua manutenção, conservação e higienização, já que objetiva a retirada de sedimentos acumulados que podem reduzir a capacidade volumétrica de armazenamento.

Além disso, a limpeza de tanques industriais cria um ambiente mais seguro e livre de contaminações não só nas indústrias de produtos químicos, mas também nas indústrias destinadas à produção de alimentos, bebidas e remédios, por exemplo.

A limpeza é também uma medida fundamental na garantia da conservação dos tanques, pois, ao retirar os resíduos, reduz-se os fatores prejudiciais à estrutura, que podem até torná-la inutilizável no caso da presença de ferrugem, por exemplo.

Ao adotar este procedimento, que deve ser realizado de forma periódica e preventiva, a qualidade do produto final desenvolvido tende a aumentar de forma direta, trazendo benefícios ao processo industrial como um todo.

Técnicas mais comuns para limpeza em tanques industriais

limpeza de tanques industriais para remoção de resíduos deve sempre ser feita por equipes especializadas e que disponham de todos os equipamentos de segurança, visto que os reservatórios costumam ser amplos e, por muitas vezes, fundos.

Vale destacar que existem muitas formas para a limpeza de tanques industriais, que devem ser decididas pela equipe de limpeza. No entanto, a melhor opção sempre será aquela que seja eficaz, mas que ao mesmo tempo não prejudique o meio ambiente.

Dessa forma, o processo de limpeza de tanques industriais eficaz e sustentável, costuma ser realizado manualmente ou através da adoção de um sistema mecanizado de limpeza.

O procedimento manual é o mais comum, sendo realizado por profissionais treinados e experientes, sendo esse fator fundamental para garantir a segurança dos mesmos e qualidade do serviço. Além disso, é imprescindível que todos os produtos utilizados na limpeza sejam devidamente aprovados pela Anvisa.

Somente assim, a qualidade dos insumos e produtos finais armazenados nesses equipamentos não será alterada ou prejudicada. Os profissionais também serão beneficiados, estando mais tranquilos para exercerem este trabalho.

Já o sistema mecanizado faz uso de controle remoto em áreas específicas, substituindo a presença do profissional dentro do tanque. Este sistema é mais recomendado para áreas de difícil acesso e visualização.

Este sistema também garante que o trabalhador esteja menos exposto aos resíduos tóxicos. Além disso, o uso da tecnologia mecanizada age em prol da redução do tempo gasto para a finalização do serviço de limpeza de tanques industriais.

Como deve ser feita a limpeza de tanques industriais?

limpeza de tanques industriais inicia-se com a adoção de alguns cuidados garantidores da saúde e segurança do trabalhador. Tais cuidados consistem na medição da concentração de gases e troca de ar, impedindo a “surpresa” de uma intoxicação ou até explosão do equipamento de armazenamento durante a limpeza.

Em seguida, inicia-se a técnica de hidrojateamento, que consiste na limpeza realizada por meio de veículo equipado com bomba de alta pressão, responsável por liberar água pressurizada através de moto bombas.

Esta técnica é ecologicamente correta, pois faz uso de água potável que por meio de jatos potentes de até 2.800 bar promove a retirada de toda a sujeira, sem danificar a estrutura do tanque.

Vale salientar, que todo o processo de limpeza de tanques industriais deve ser realizado de forma estratégica com abordagens específicas para a limpeza de cada variedade de tanques. Esse gerenciamento do projeto de limpeza também deve não apenas garantir a implementação dos mais rígidos procedimentos de segurança, mas trabalhar para minimizar longas interrupções durante o processo.

Importância do destino correto dos resíduos coletados

Durante o processo de limpeza de qualquer tanque industrial, serão gerados resíduos que, por muitas vezes, podem ser tóxicos para o ser humano ou danificar o meio ambiente quando descartados erroneamente.

Por isso, estes resíduos devem ser devidamente bombeados com o auxílio de um caminhão vácuo para um caminhão tanque, sendo posteriormente transportados e destinados sempre a um local apropriado relacionado ao eficiente gerenciamento de resíduos industriais.

Vale ressaltar que todas essas atividades e procedimentos operacionais devem sempre ser devidamente realizados por empresas com experiência no mercado, que sejam sempre supervisionadas por pessoal capacitado.