Se sua residência ou local de trabalho tem uma fossa séptica é bom ficar de olho na sua manutenção. A limpeza á importante para o bom desempenho e para a preservação do seu imóvel ou local de trabalho.
Uma das maiores dúvidas é quanto à periodicidade da limpeza de fossas sépticas.
Essa manutenção depende de distintos fatores, como o comprimento do reservatório, a quantidade de pessoas que usam a casa ou imóvel, a quantia de água liberada, entre outros fatores.
Mas além das diferentes situações é necessário realizar a limpeza da fossa séptica pelo menos uma vez por ano para que ela tenha um melhor funcionamento e durabilidade.
De quanto em quanto tempo você deve realizar a limpeza de fossa?
Apesar dos avanços urbanos como pavimentação das ruas, iluminação adequada e serviços de esgoto serem recorrentes na vida de muitas pessoas, existe uma grande parcela da sociedade que não tem acesso a eles e tem que utilizar de métodos menos modernos para atividades diárias.
O serviço de limpeza de fossa séptica funciona de forma que a câmara de dispensa recebe constantemente resíduos e esgoto, e é extremamente importante que haja uma manutenção correta para que se evitem problemas como mau cheiro, proliferação de pragas ou retorno do que foi despejado.
Para manter um desempenho de qualidade é preciso que haja uma periodicidade na limpeza de fossa e uma manutenção adequada feita por uma empresa especializada. Essa limpeza tem como objetivo principal retirar o lodo acumulado e deve ser feito no mínimo anualmente, porém isso pode variar de acordo com seu tamanho, quantidade de água, entre outros.
Como saber se sua fossa necessita ser esvaziada?
- Confirme se há indícios de que a sua fossa séptica está cheia. Isso inclui vasos sanitários e pias que ficam lentos, odores de esgoto, grama molhada perto da fossa séptica ou ruídos nas tubulações. Se você analisar qualquer um destes indícios, é momento de esvaziar o seu tanque.
- Assegure-se que não existam bloqueios nas tubulações. Se não tiver bloqueios e o encanamento vazar completamente, esta na hora de esvaziar a sua fossa.
- Confirme se o esgoto na parte superior da fossa séptica têm de um cano de saída. Caso sim, provavelmente é hora de esvaziar a sua fossa.
- Verifique se a camada de espuma na parte inferior da fossa séptica chegar a 15 centímetros abaixo do cano de saída. Caso afirmativo, esta na hora de limpar sua fossa.
Como é feita a limpeza da fossa séptica
Cada fossa tem um padrão específico de limpeza, mas, no geral, a proposta da limpeza é retirar o lodo existente no fundo da fossa séptica.
Para isso, o primeiro passo é retirar a tampa e deixar aberta por um tempo. É essencial que deixe respirar porque muitos gases ficam presos dentro da fossa séptica e podem ser perigosos à saúde.
Depois disso, os resíduos serão retirados com a mangueira de sucção para um espaço equipado para receber efluentes, normalmente os caminhões preparados para o serviço. Esse material deve ser transportado por uma equipe especializada e receber o devido tratamento.
Não se espante se ainda ficar um lodo no fundo da fossa séptica. O ideal é deixar cerca de 10% do material lá dentro para que o tratamento dos efluentes não seja interrompido.
Qual a frequência de limpeza?
A frequência de limpeza deve ser pensada de acordo com particularidades como:
• Número de pessoas que utilizam o imóvel;
• Tamanho do reservatório;
• Quantidade de água liberada pelo sistema;
• Frequência de aparecimento de pragas na residência.
O que faz diferença nesses casos é que o trabalho seja feito por uma equipe eficiente e que o realize de maneira correta, tendo em mente as particularidades de cada local.
Precisa limpar sua fossa séptica?
Entre em contato agora e fale conosco, atendemos 24 horas!