Periodicidade: De quanto em quanto tempo preciso fazer a limpeza da Fossa Séptica?

By
98
Periodicidade: De quanto em quanto tempo preciso fazer a limpeza da Fossa Séptica?

Se sua residência ou local de trabalho tem uma fossa séptica é bom ficar de olho na sua manutenção. A limpeza á importante para o bom desempenho e para a preservação do seu imóvel ou local de trabalho.

Uma das maiores dúvidas é quanto à periodicidade da limpeza de fossas sépticas.

Essa manutenção depende de distintos fatores, como o comprimento do reservatório, a quantidade de pessoas que usam a casa ou imóvel, a quantia de água liberada, entre outros fatores.

Mas além das diferentes situações é necessário realizar a limpeza da fossa séptica pelo menos uma vez por ano para que ela tenha um melhor funcionamento e durabilidade.

De quanto em quanto tempo você deve realizar a limpeza de fossa?

Apesar dos avanços urbanos como pavimentação das ruas, iluminação adequada e serviços de esgoto serem recorrentes na vida de muitas pessoas, existe uma grande parcela da sociedade que não tem acesso a eles e tem que utilizar de métodos menos modernos para atividades diárias.

O serviço de limpeza de fossa séptica funciona de forma que a câmara de dispensa recebe constantemente resíduos e esgoto, e é extremamente importante que haja uma manutenção correta para que se evitem problemas como mau cheiro, proliferação de pragas ou retorno do que foi despejado.

Para manter um desempenho de qualidade é preciso que haja uma periodicidade na limpeza de fossa e uma manutenção adequada feita por uma empresa especializada. Essa limpeza tem como objetivo principal retirar o lodo acumulado e deve ser feito no mínimo anualmente, porém isso pode variar de acordo com seu tamanho, quantidade de água, entre outros.

Como saber se sua fossa necessita ser esvaziada?

  1. Confirme se há indícios de que a sua fossa séptica está cheia. Isso inclui vasos sanitários e pias que ficam lentos, odores de esgoto, grama molhada perto da fossa séptica ou ruídos nas tubulações. Se você analisar qualquer um destes indícios, é momento de esvaziar o seu tanque.
  1. Assegure-se que não existam bloqueios nas tubulações. Se não tiver bloqueios e o encanamento vazar completamente, esta na hora de esvaziar a sua fossa.
  1. Confirme se o esgoto na parte superior da fossa séptica têm de um cano de saída. Caso sim, provavelmente é hora de esvaziar a sua fossa.
  1. Verifique se a camada de espuma na parte inferior da fossa séptica chegar a 15 centímetros abaixo do cano de saída. Caso afirmativo, esta na hora de limpar sua fossa.

Como é feita a limpeza da fossa séptica

Cada fossa tem um padrão específico de limpeza, mas, no geral, a proposta da limpeza é retirar o lodo existente no fundo da fossa séptica.

Para isso, o primeiro passo é retirar a tampa e deixar aberta por um tempo. É essencial que deixe respirar porque muitos gases ficam presos dentro da fossa séptica e podem ser perigosos à saúde.

Depois disso, os resíduos serão retirados com a mangueira de sucção para um espaço equipado para receber efluentes, normalmente os caminhões preparados para o serviço. Esse material deve ser transportado por uma equipe especializada e receber o devido tratamento.

Não se espante se ainda ficar um lodo no fundo da fossa séptica. O ideal é deixar cerca de 10% do material lá dentro para que o tratamento dos efluentes não seja interrompido.

Qual a frequência de limpeza?

A frequência de limpeza deve ser pensada de acordo com particularidades como:

• Número de pessoas que utilizam o imóvel;
• Tamanho do reservatório;
• Quantidade de água liberada pelo sistema;
• Frequência de aparecimento de pragas na residência.

O que faz diferença nesses casos é que o trabalho seja feito por uma equipe eficiente e que o realize de maneira correta, tendo em mente as particularidades de cada local.

Precisa limpar sua fossa séptica?

Entre em contato agora e fale conosco, atendemos 24 horas!

CONTATO

Conversar Com Especialista