Quais os perigos uma formiga traz para sua saúde? Acredite, elas são mais perigosas que uma barata!

By
1938
Quais os perigos uma formiga traz para sua saúde? Acredite, elas são mais perigosas que uma barata!

Vetor de doenças infecciosas como a dor de barriga, a lepra e a tuberculose, esses pequenos insetos costumam passar despercebidos, mas é preciso ter muita atenção.

Muita gente morre de medo de barata, mas sente muito menos repulsa por outro inseto igualmente comum nos lares: a formiga. Apesar do pequeno tamanho (muitas têm menos de meio milímetro), elas são consideradas até maiores agentes transmissores de doenças do que a temida barata.

— Se uma barata morta deixada no chão da cozinha desaparece de um dia para outro, ela provavelmente foi levada por formigas. Isso mostra que formigas são insetos muito perigosos.

Apesar de serem consideradas inofensivas por muita gente, a rota das formigas em busca de alimento inclui os destinos mais excêntricos, como fezes, feridas, escarros, lixeiras e animais mortos. Ao passar por estes lugares, elas carregam consigo os mais diferentes tipos de micro-organismos nocivos, principalmente bactérias, fungos e vírus. “Por isso, formigas são consideradas um vetor de quase todas as doenças infecciosas.

A formiga urbana tem mobilidade maior que a barata porque consegue se locomover por distâncias grandes, inclusive circular de um bairro para outro. Ela gosta de migalhas, lixo e até sangue. Em hospitais, é considerada um perigo, pois pode espalhar bactérias responsáveis por infecções, contaminando comidas, bebidas e curativos dos pacientes.

Além disso, formigas são especialistas em detectar fontes alimentares e, em especial, a sua preferida, o açúcar. Da mesma forma que o homem: pelo paladar. Elas lambem um pouquinho do açúcar e avisam suas companheiras onde está a fonte açucarada. Existem operárias especializadas em procurar fontes alimentares nas colônias da maioria das espécies de formigas – entre estas, as encontradas nas residências. Elas saem do ninho, em geral pela manhã, investigando o ambiente até encontrar alguma coisa comestível. São muito eficientes e irão detectar qualquer grão de açúcar que houver próximo à abertura do ninho.

Muitas espécies de formigas se reproduzem durante o ano todo, por isso a atenção deve ser constante com este inseto que, embora seja pequeno, está sempre acompanhado de uma superpopulação de outros indivíduos.

Se a infestação for grande, é necessário entrar em contato com um especialista em desinsetização. Em casos menos graves, medidas simples ajudam a prevenir o problema.

• Manter a cozinha sempre limpa;
• Aplicar com uma seringa, água com detergente nos buracos onde as formigas saem;
• Tampar as frestas com sabão em barra;
• Pendurar galhos secos de arruda nos armários;
• Casca de limão ou cravo embebido em álcool afastam as formigas do açucareiro;
• Borrifar água com cravo-da-índia nos ambientes com foco de infestação;

Se você também já teve problemas com formigas ou outras pragas na sua casa ou empresa, você deve levar em consideração contratar uma empresa especializada para fazer um serviço de dedetização.

Entre em contato e solicite seu orçamento.